quarta-feira, 29 de outubro de 2014

QUE O MUNDO FIQUE LIVRE DISSO MAS QUE SEJA ERRADICADO DE ISRAEL










Skip to main content





29/10/2014















Inscreva-se Login




NOTÍCIAS
ASSUNTOS EUROPEUS
BUSINESS
REPORTAGENS
DESPORTO
CULTURA
NO COMMENT
SCI-TECH
VIAGEM
LUXO

África
América
Ásia
Europa
Médio Oriente
Tempo
Serviço
Os Programas




home
Notícias
Mundo
Divulgado vídeo onde jovem iraniana expressa os últimos desejos antes de morrer












NOTÍCIAS
Divulgado vídeo onde jovem iraniana expressa os últimos desejos antes de morrer


29/10 15:20 CET



















Vulcão Kilauea: dezenas de casas correm o risco de desaparecer 29/10 22:00




Turquia: poucas esperanças para 18 mineiros soterrados 29/10 21:04




Kim Jong Un volta a aparecer em público 29/10 20:58




Manifestação em Itália termina com carga policial 29/10 20:58




Os filhos da crise 29/10 20:58




Número de mortos de ébola recua na Libéria 29/10 20:39




Turquia: Erdogan inaugura polémico palácio presidencial 29/10 19:37




Cargueiro espacial russo chega à ISS depois de explosão de foguetão norte-americano 29/10 18:37




Ucrânia: debate para a formação de um governo de coligação marcado por divergências 29/10 18:37




Bruxelas não chumbou, para já, nenhum dos 28 orçamentos 29/10 18:07




Rússia vai receber dois navios de guerra da França 29/10 18:00




Hungria: Milhares em pé de guerra contra taxação da internet 29/10 16:08




Sri Lanka: Deslizamento de terra mata várias pessoas 29/10 15:20




Islândia:Gases do vulcão Bardarbunda atacam população 29/10 13:30




Conselho de Segurança reúne-se para analisar expansão de Israel em Jerusalém oriental 29/10 12:47




“Peshmerga” iraquianos avançam sobre Kobani 29/10 11:33




Presidente da Zâmbia morre aos 77 anos 29/10 09:15




Enfermeira vence ébola e recebe alta nos EUA 29/10 08:19




Explosão de foguetão da NASA obriga astronautas a racionar 29/10 05:30




Taxa sobre a internet mantém revolta popular na Hungria 29/10 03:23


PreviousNext


smaller_textlarger_text


São os desejos expressos por Reyhaneh Jabbari antes de morrer. A jovem de 26 anos foi enforcada, este sábado, no Irão por matar o homem que a tentou violar, um agente dos serviços secretos.


No vídeo, entretanto, colocado a circular na internet a jovem pede para que os seus órgãos sejam doados. Uma vontade expressa já em abril pela iraniana numa carta dirigida à mãe (ver excertos em baixo).


Presa aos 19 anos, Yabarí passou os últimos sete anos na cadeia. A jovem alegou ter agido em legítima defesa, mas em 2009 acabou por ser condenada àmorte por um Tribunal de Teerão. Um veredicto confirmado, posteriormente, pelo Supremo Tribunal do Irão.


Dentro e fora do país foram muitos os que tentaram evitar a morte da jovem iraniana. As campanhas e os apelos internacionais adiaram a aplicação da sentença, mas não conseguiram evitar o enforcamento.


A União Europeia e os Estados Unidos já condenaram a execução.


Conselho Nacional da Resistência do Irão: Texto e voz de Reyhaneh Jabbari numa mensagem enviada à mãe


Carta escrita por Reyhaneh Jabbari à mãe:


“Querida Sholeh, recebi hoje a informação de que chegou a minha vez de enfrentar a Qisas [a lei de retribuição do sistema legal iraniano]. Estou magoada por não me teres deixado saber através de ti que cheguei à última página do livro da minha vida. Não achas que tenho o direito a saber? Sabes o quanto me envergonha saber que estás triste. Porque não me deixaste beijar a tua mão e a do pai?


O mundo permitiu-me viver durante 19 anos. Aquela noite assustadora foi a noite em que eu deveria ter sido morta. O meu corpo seria atirado para um qualquer canto da cidade, e dias depois, a polícia chamar-te-ia ao departamento de medicina legal para me identificar e, também, saberias que fui violada. O assassino nunca seria encontrado pois não temos a riqueza e o poder deles. Tu irias continuar a tua vida em sofrimento e envergonhada, e poucos anos depois morrerias desse sofrimento e nada mais haveria a dizer.


No entanto, esse golpe amaldiçoado alterou o rumo da história. O meu corpo não foi atirado para um lado qualquer, mas sim para a sepultura que é a Evin Prison e as suas alas solitárias, e agora para a prisão-sepultura de Shahr-e Ray. Mas entrega-te ao destino e não te queixes. Sabes melhor do que ninguém que a morte não é o fim da vida.


Ensinaste-me que cada um de nós vem a este mundo para ganhar experiência e aprender uma lição e que cada pessoa que nasce tem uma responsabilidade depositada nos seus ombros. Aprendi que, por vezes, temos de lutar.


Lembro-me muito bem quando me disseste que o homem da carruagem protestou contra o homem que me estava a chicotear mas este acertou-lhe com o chicote no rosto e ele morreu. Disseste-me que, de modo a criar valores, temos de perseverar, mesmo que isso signifique morrer.


Ensinaste-nos que, na escola, devemos enfrentar as quezílias e os confrontos como senhoras. Recordas-te da insistência dos teus reparos sobre o nosso comportamento? A tua experiência estava incorreta. Quando este acidente ocorreu, os teus ensinamentos não me ajudaram. Quando me apresentei em tribunal aparentei ser uma assassina a sangue-frio e uma criminosa implacável. Não verti lágrimas. Não implorei. Não me desmanchei a chorar pois confiava na lei.


No entanto, fui acusada de indiferença perante um crime. Eu nem mosquitos matei e as baratas que tirei do caminho, levei-as pelas suas antenas. E agora tornei-me em alguém que assassina premeditadamente. O modo como trato os animais foi interpretado como sendo masculino e o juiz nem se deu ao trabalho de ver que, na altura do acidente, as minhas unhas eram grandes e estavam pintadas.


Quão otimista é o que espera justiça dos juízes! Ele nunca questionou o facto de as minhas mãos não serem grossas como as de uma desportista, em particular de uma boxeur.


E este país, pelo qual cultivaste um amor em mim, nunca me quis e ninguém me apoiou quando, perante as investidas do interrogador, eu gritava e ouvia as palavras mais obscenos. Quando o meu último indício de beleza desapareceu, ao cortar o meu cabelo, fui recompensada: 11 dias na solitária.


Querida Sholeh, não chores pelo que estás a ouvir. No primeiro dia na esquadra, um agente velho e não casado, magoou-me por causa das minhas unhas e eu percebi que a beleza não é desejável nesta era. A beleza das aparências, dos pensamentos e dos desejos, uma caligrafia bela, a beleza do olhar e da visão e até a beleza de uma voz agradável.


Minha querida mãe, a minha ideologia mudou e tu não és responsável por isso. As minhas palavras não têm fim e dei tudo a alguém para que, quando for executada sem a tua presença e conhecimento, te seja dado a ti. Deixo-te muito material manuscrito como herança.


No entanto, antes da minha morte quero algo de ti, algo que tens de me dar com todo o teu poder, custe o que custar. Na verdade, isto é a única coisa que eu quero deste mundo, deste país e de ti. Sei que precisas de tempo para isto.


Posto isto, vou-te revelar parte do meu testamento mais cedo. Por favor, não chores e presta atenção. Quero que vás ao tribunal e lhes faças o meu pedido. Não posso escrever tal carta, a partir da prisão, que fosse aprovada pelo diretor; mais uma vez terás de sofrer por mim. É a única coisa que, se chegares a implorar por ela, eu não ficarei chateada, embora te tenha dito várias vezes para não implorares por nada, exceto para me salvares de ser executada.


Minha mãe bondosa, querida Sholeh, mais querida para mim que a minha própria vida, eu não quero apodrecer debaixo do solo. Não quero que os meus olhos ou o meu jovem coração se transformem em pó. Implora para que, assim que eu seja enforcada, o meu coração, rins, olhos, ossos e tudo o que possa ser transplantado, possa ser retirado do meu corpo e dado a alguém em necessidade, como uma doação.


Não quero que o destinatário saiba quem sou, que me envie um ramo de flores ou até que reze por mim.


Do fundo do meu coração te digo que não desejo ter uma sepultura onde tu venhas chorar e sofrer. Não quero que vistas roupas pretas por mim. Faz o teu melhor para esquecer os meus dias difíceis. Entrega-me ao vento para me levar.


O mundo não nos amou. Não quis o meu destino. E agora entrego-me a ele e abraço a morte pois no tribunal de Deus eu vou acusar os inspetores, vou acusar o inspetor Shamlou, vou acusar o juíz e os juízes do Supremo Tribunal que me espancaram quando eu estava acordada e que não se absteram de me intimidar.


No tribunal do criador eu vou acusar o Dr. Favandi, vou acusar Qassem Shabani e todos aqueles que, por ignorância ou pelas suas mentiras, fizeram-me mal, passaram por cima dos meus direitos e que não tiveram em conta o facto de que, por vezes, o que aparenta ser realidade não é.


Querida Sholeh de coração mole, no outro mundo tu e eu seremos quem acusa e os outros, os acusados. Veremos qual é a vontade de Deus. Quero abraçar-te até que a morte chegue. Amo-te.”


Copyright © 2014 euronews

Mais informação sobre
Execução
Irão
Morte
Política iraniana


smaller_textlarger_text

Também pode estar interessado em
Irão: Executada mulher acusada de matar homem que a tentou violar
Aiatola Khamenei operado à próstata
Hamas executa em público alegados colaboradores de Israel
Irão: Parlamento conservador demite ministro reformista
Veja as principais histórias do dia


29/10 20:39 CETNúmero de mortos de ébola recua na Libéria29/10 11:33 CET“Peshmerga” iraquianos avançam sobre Kobani29/10 18:00 CETRússia vai receber dois navios de guerra da Françamore...




Ads by Google


U.S. Green Card in 1 year

Requires a $500K investment in U.S. Come read all the details.

www.michelbeaubien.com


O Dólar Subirá Mais?

A Tendência de Alta do Dólar Vai Durar Até Quando? Saiba Agora, Aqui

empiricus.com.br/Dólar_Futuro


Estudo sobre colesterol

Estudo precisa de voluntários. Mais informações aqui.

www.clinlife.br.com/Colesterol


Estude Hebraico Online

Aulas Online, Horário Flexível, Aprenda com Professores de Israel!

eteacherhebrew.com/Hebraico-Online

euronews LIVE
euronews RADIO
Último Noticiário


Lisboa25°C / 16°CMais previsões do tempo…


banner publicitário









Nadia ComaneciEx-ginasta olímpicaO que você perguntaria esta atleta lendária?#AskComaneci





Guia Business


eurovibes

As notícias mais lidas
Mais Compartilhados

Hoje
Ontem
Sete dias

1Explosão de foguetão da NASA obriga astronautas a racionar
2“Peshmerga” iraquianos avançam sobre Kobani
3Rumo a Kobani, passagem dos “Peshmerga” pela Turquia é motivo de festa
4Kiev encara declarações de Lavrov como uma provocação
5Enfermeira vence ébola e recebe alta nos EUA

Facebook
Twitter





euronews

NOTÍCIAS
ASSUNTOS EUROPEUS
BUSINESS
REPORTAGENS
DESPORTO
CULTURA
NO COMMENT
SCI-TECH
VIAGEM
LUXO


Facebook
Twitter
Google+
VK
Tumblr
Podcast
YouTube

DailyMotion



notícias
áfrica
américa
ásia
europa
médio oriente
business
reportagens
desporto
cultura
sci-tech
viagem
luxo
notícias 24h
archives
a - z índice do site
euronews live
euronews radio
último boletim
previsão do tempo
foto do dia
no comment
you
get euronews on
smartphone
tablet
computer
smart tv
smartwatch
google glass
serviço
euronews apps : iphone, ipad, android, windows phone 8, windows 8, nokia s40, nokia asha, smart tv and google glass

eurovibes

reações
podcast
rss
business guide
live
euronews rádio: em podcast
os programas
últimas programas
no comment
europa
le mag
hi-tech
rendez-vous
science
space
entrevista
futuris
cinema
metropolitans
musica
reporter
focus
mercados
terra viva
innovation
learning world
i talk
u talk
business weekly
the network
news +
europe weekly
a empresa
publicidade
distribuição
parceiros
serviços ue
community
recrutamento
contact euronews
termos e condições
cookies



Copyright © euronews 2014


By using this website, you agree with our use of cookies to improve its performance and enhance your user experience. More info in our Cookies policy page. ok





AddThis Sharing


FacebookTwitterGoogle+RedditE-mailMais...