quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Abençoado seja o Sionismo em São Paulo e os bons atos de Carlos Grana por Iehouah


Diário do Grande ABC

Carlos Grana assina termo com Israel


Nario Barbosa/DGABC
O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), assinou ontem termo de cooperação técnica com o consulado-geral de Israel em São Paulo. Com a medida, o petista projeta parceria efetiva a partir de 2015 para possíveis investimentos, principalmente em setores de desenvolvimento de tecnologia e Defesa. A carta de intenções estabelece compromisso de estreitar as ligações, prevendo ainda ações nas áreas de Educação, Cultura, ciência, Saúde e inovação. Pelo menos, por enquanto, não há estimativa de aporte. Durante a solenidade, cinco pessoas protestaram, criticando a postura de Israel contra a Palestina.
Grana frisou que o protocolo indica o primeiro passo para abrir portas de intercâmbio comercial e de experiência. Para o prefeito, “é prematuro” apontar cada área do acordo, porém admite “importância” em aproveitar tecnologia de Defesa de Israel. “Até porque o Brasil está em posição no cenário internacional de necessidade em investir em tecnologia e Defesa. Haja vista o debate da compra dos caças Gripen, de tecnologia sueca (da Saab). Santo André quer e vai disputar a possibilidade de trazer aporte neste setor.”
Consul de Israel em São Paulo, Yoel Barnea sinalizou que existe interesse em projetos de pesquisa, em acordo que pode envolver segurança civil. “Temos expertise no tema. É uma possibilidade. Vamos encontrar pontos convergentes para que instituições privadas avancem neste sentido”. Grana destacou o potencial econômico do município para atrair a comunidade judaica. “Temos mão de obra qualificada e vocação.”
Em abril, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), visitou Tel Aviv, capital de Israel, e se reuniu com empresários do setor de Defesa. Ele foi um dos principais incentivadores para aquisição dos Gripen, modelo escolhido pela FAB (Força Aérea Brasileira). Desde então, o petista defende a implantação de polo tecnológico da área na região. Parte dos equipamentos dos caças será fabricada na cidade.

Relacionadas


Tags

carlos grana santo andré acordo israel


Voltar