quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

SEJAM ABENÇOADOS E PRÓSPEROS






Manifestação no Chade em apoio ao exército contra Boko Haram
0
17. JANEIRO 2015 - 13:12


Dezenas de milhares de pessoas participaram neste sábado em Yamena de uma manifestação em apoio ao exército do Chade, que se prepara para intervir no Camarões e na Nigéria contra o grupo jihadista Boko Haram, constatou a AFP.



Os manifestantes, entre eles o primeiro-ministro Kalzeubé Pahimi Deubet, percorreram 5 km no centro da capital com bandeiras nacionais e gritando em francês e em árabe lemas como: "Vamos expulsar de nosso território as forças do mal".



"Fornecemos nosso apoio ao exército. O povo chadiano apoia os irmãos camaroneses e nigerianos no combate ao terrorismo. Todos em apoio ao presidente Déby e às forças de defesa e de segurança para superar os desafios de paz e de segurança na África", dizia um cartaz.



O primeiro-ministro "convocou os chadianos a permanecer unido em apoio ao exército pela paz e estabilidade na África".



"A manifestação desta manhã é um sinal forte, uma advertência ao Boko Haram e, sobretudo, uma marcha de paz para proteger nossos interesses vitais, para proteger nossa economia, para proteger nossa segurança do Chade", declarou o chefe de governo, que informou sobre manifestações similares em outras regiões.



O exército chadiano se dirigiu na sexta-feira ao vizinho Camarões para combater o Boko Haram, que multiplica suas incursões a partir de suas bases do nordeste da Nigéria.



afp_tickers








RTS | SRF | RSI | RTR | SWI