quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

10 BILHÕES - STEPHEN EMMOTT - PANDEMIA GLOBAL



http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/ecologia-urbana-no-brasil

A previsão de que a produção mundial de automóveis, o tráfego aéreo e o transporte marítimo terão um aumento expressivo  neste século não deve surpreendê-lo.

Para começar, estima-se que produziremos pelo menos três vezes mais carros neste século do que no século XX. E também que o setor de frete e as companhias aéreas continuarão a expandir ano após ano, transportando por todo o planeta mais pessoas e mais coisas para consumirmos a cada ano.

Isso vai nos causar enormes problemas, pois representará mais emissões de CO2,
mais carbono negro e mais poluição proveniente da mineração e do processamento necessário para a produção disso tudo.

E ainda há outra questão a considerar: ao transportamos a nós e às nossas coisas pelo planeta, também estamos criando uma rede bastante eficiente para a propagação mundial de doenças potencialmente catastróficas.

Há apenas 95 anos, houve uma pandemia global: a da gripe espanhola, que, estima-se, agora, matou cerca de cem milhões de pessoas. E isso foi antes do advento de uma das inovações mais questionáveis: as companhias aéreas de baixo custo.

A combinação de milhões de pessoas viajando ao redor so mundo todos os dias e milhões de outras vivendo muito perto dd suínos e de aves - muitas vezes no mesmo local, o que aumenta as chances de um novo vírus transpor a barreira das espécies - significa o aumento expressivo do risco de uma nova pandemia global.

Portanto, não é de admirar que os epidemiologistas concordem cada vez mais que neste momento uma nova pandemia global é uma questão de "quando", e não "se".

×
BuscapéBuscapé CompanyGRÁTIS - no Google Play
Ver
Livros 10 Bilhões - Stephen Emmott (8580574145)

10 Bilhões - Stephen Emmott (8580574145)

A partir de: R$ 7,96 em 12 Lojas
Reputação: Todas
Ordenar por: