quinta-feira, 2 de abril de 2015

Bom. Se exige mais velocidade nisso. Em 2014, o Aiatolá iraniano deu uma.receita pública de como exterminar Israel somente com os mísseis do Irã, e isso ainda vai vigorar em 2016? Israel pode estar controlando fornecedores de armas pesadas quanto à Síria, mas e aquelas recebidas e acumuladas pelo próprio Irã?



Israel testa escudo antimísseis contra alvos de longo alcance
Sistema Estilingue de Davi foi desenvolvido em parceria com os EUA. Projeto pode ser implementado até o próximo ano.
01/04/2015 21h39 - Atualizado em 01/04/2015 21h47
Reuters
Da Reuters
Foto sem data fornecida pelo ministério da defesa de Israel mostra teste de lançamento de míssil do sistema 'Estilingue de Davi' (Foto: AP Photo/Israel Ministry of Defense)
Foto sem data fornecida pelo ministério da defesa de Israel mostra teste de lançamento de míssil do sistema 'Estilingue de Davi' (Foto: AP Photo/Israel Ministry of Defense)
Um novo sistema de defesa aérea de Israel, desenvolvido em parceria com os Estados Unidos, atingiu todos os seus objetivos numa série de testes recentes de interceptação real, disseram autoridades israelenses e norte-americanas nesta quarta-feira (1º), o que coloca o projeto no caminho de ser implementado até o próximo ano.
O sistema, chamado Estilingue de Davi, derrubou alvos que simulavam mísseis de longo alcance tais como os Scuds, que têm o potencial de serem lançados contra Israel a partir da Síria ou por guerrilheiros do Hezbollah no Líbano.
Fontes do setor de defesa disseram que os testes mais recentes foram feitos na semana passada e na última terça-feira, este coincidindo com as negociações entre o Irã e outras potências sobre o polêmico programa nuclear de Teerã.
As conversas têm sido criticadas pelo premiê israelense, Benjamin Netanyahu, o que prejudicou as relações entre ele e o presidente dos EUA, Barack Obama.
O ministro de Defesa israelense, Moshe Yaalon, citou o Estilingue de Davi como um marco na contínua e vigorosa aliança entre Israel e os EUA.
"Acreditamos que no próximo ano o sistema esteja operacional", disse Yaalon durante uma visita do presidente da Câmara dos Deputados norte-americana, John Boehner, a Israel. O ministro agradeceu o financiamento de Washington ao projeto.
O Estilingue de Davi e seus mísseis de interceptação Stunner obtiveram sucesso em abater “alvos que representavam ameaças” durante os testes, disse o porta-voz da Agência de Defesa contra Mísseis dos EUA (MDA, na sigla em inglês), Rick Lehner, responsável pela condução da terceira série de testes do sistema, junto à Organização de Defesa contra Mísseis de Israel.
“Esse... é um grande marco no desenvolvimento do armamento Estilingue de Davi e proporciona confiança no futuro das capacidades de Israel em se defender contra a ameaça em desenvolvimento”, disse ele.
O diretor da MDA, o vice-almirante James Syring, disse que Washington estava satisfeito com os resultados dos testes e prometeu continuar o auxílio aos esforços israelenses para desenvolver tecnologias de defesa aérea.
Projetado para derrubar foguetes com alcance de 100 a 200 quilômetros, aeronaves ou mísseis de baixo cruzeiro, o Estilingue de Davi vai preencher uma lacuna operacional existente entre o sistema de interceptação de foguetes de curto alcance Domo de Ferro e o interceptador de mísseis balísticos Flecha, ambos já em funcionamento.
O sucesso nos testes mais recentes deve fortalecer o apoio entre parlamentares norte-americanos para que aprovem pedidos de Israel por mais financiamento.
Mundo
versão clássica
Globo © 2001-2014
princípios editoriais