quinta-feira, 16 de abril de 2015

JUSTO ENTRE AS NAÇÕES








Joaquim Carreira é o quarto português "Justo entre as Nações"


por DN.ptHojeComentar








"Justo entre a Nações". É com este título que Israel distingue os que ajudaram a salvar a vida a judeus durante o Holocausto. 




É a maior distinção para não-judeus do Estado de Israel e do povo judeu foi atribuída na terça-feira ao padre Joaquim Carreira, entregue à sua família numa cerimónia na Sinagoga de Lisboa.


O padre foi o quarto português a entrar na lista do Yad Vashem, o Memorial do Holocausto de Jerusalém, juntando-se a Aristides de Sousa Mendes, Carlos Sampaio Garrido, José Brito Mendes e outros 25 mil "justos entre as Nações".


Joaquim Carreira tinha chegado a Roma já em plena II Guerra Mundial, em 1940, três anos antes da cidade ser ocupada por tropas nazis, nomeado Vice-Reitor do Colégio Pontifício Português. Em breve passou a Reitor. No relatório referente ao ano letivo de 1943-1944 não escondeu as suas atividades: "Concedi asilo e hospitalidade no colégio a pessoas que eram perseguidas na base de leis injustas e desumanas", escreveu o padre, então com 36 anos.


Os refugiados no Colégio, que era considerado território da Santa Sé, incluíam judeus e opositores e perseguidos pelo nazismo, explica o sobrinho João Carreira Mónico, citado pela agência Ecclesia. O sacerdote fala em 40 pessoas apoiadas pelo seu tio. Na base de dados do Instituto Yad Vashem é-lhe atribuído o salvamento de Roberto, Isacco e Elio Cittone.


Elio, que na altura tinha 16 anos, foi encontrado em 2012 pelo jornalista António Marujo, numa investigação sobre o padre, e o seu testemunho foi fundamental para o processo. "Nunca mais o vi (...). Mas estou-lhe muito grato e recordo sempre o facto de ele me ter salvo a vida", disse na altura, no artigo publicado no jornal Público.







(Pág.1/2) 














PATROCÍNIO 












3258 

Visualizações 



Impressões 



Envios 




FERRAMENTAS














FERRAMENTAS










PARTILHAR NOTÍCIA





93 0 0












TAGS









DESTAQUES DA SECÇÃO PORTUGAL



16-04-15 





16-04-15 





16-04-15 





16-04-15 





16-04-15 





16-04-15 





16-04-15 





16-04-15 





16-04-15 





16-04-15 
































Ministra das Finanças falou após Conselho de Ministros que aprovou o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas 2015-2019.











Rodrigo Rato foi o n.º 2 do governo de José Maria Aznar entre 1996 e 2004 e depois foi diretor-geral do FMI. Foi detido hoje, três horas depois de buscas à sua casa.
















Representante dos profissionais do regime afirma que o novo regime só vai "criar amas de elite, que vão contratar diretamente com os pais ricos e fazer o seu próprio vencimento". 













Sindicatos envolvidos consideram que os objetivos da luta foram alcançados.














É nos países nórdicos que os jovens saem mais cedo de casa. Em Portugal, as mulheres emancipam-se dos pais mais cedo que os homens. 













O fundador do portal WikiLeaks aceitou ser interrogado na capital britânica pelo Ministério Público sueco sobre alegados crimes sexuais. 













Para João Araújo, o facto de ter sabido da abertura do processo disciplinar pela comunicação social reflete o "descontrolo do conselho". Em causa, as ofensas a uma jornalista. 













Inquérito parlamentar à gestão do BES/GES aponta culpas a Salgado, a Granadeiro e Bava porque sabiam dos investimentos da PT no GES, e ao Banco de Portugal e à CMVM por falta de articulação.
















Dinheiro servirá para colocar elementos das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) a tempo inteiro nas Comissões de Proteção às Crianças e Jovens.














Especialistas holandeses recolheram restos humanos no leste da Ucrânia, numa zona de guerra inacessível às buscas desde a queda.























A sonda da NASA está na órbita do planeta mais próximo do Sol desde 18 de março de 2011, após ter feito uma viagem de mais de 6,5 anos.















Na quarta-feira, em Frankfurt, saltou para cima da mesa durante a conferência do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, atirando-lhe confetis e papéis.















A entrevista pretendia mostrar a importância de salvar uma espécie em vias de extinção e quando explicava como são os animais em cativeiro, houve uma demonstração inesperada.















A aventura começou nesta quinta-feira. E Manuel Fernandes, doente oncológico, laringectomizado, estava com a "moral em alta". Não vai sozinho na longa peregrinação de quase 3 mil quilómetros que separam...















O segundo 'teaser trailer' de Star Wars - The Force Awakens foi revelado hoje.















As selfies são "ridículas" e ainda por cima "a cerimónia abranda imenso se as pessoas pararem de dois em dois metros para tirarem fotografias a si próprias", diz dirigente do festival.















Veja o vídeo. Embora o senador se tenha apressado a desligar o telemóvel, não conseguiu deixar de causar perplexidade junto dos presentes.















Um comboio japonês de levitação magnética bateu hoje um novo recorde numa viagem experimental.















VÍDEO. Nova campanha da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima alerta para o facto de a maioria das pessoas preferir "fazer de conta que não vê" sinais de violência doméstica. Algo que só gera mais violência.















Os 100 mais influentes em 2015 estão divididos em cinco categorias: titãs, pioneiros, artistas, líderes e ícones.















Para assinalar o Dia Mundial da Voz, que se comemora hoje, o ator realizou uma laringoscopia. VEJA O VÍDEO













O que é a inflação? O PIB? A dívida pública? Veja os vídeos que explicam de forma simples conceitos que ouvimos todos os dias. Uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da RTP.




























NOTÍCIAS MAIS VISTAS



























1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 









PUB








OS RESUMOS DA JORNADA

















Liga (28ª J): Resumo Estoril 1-0 P. FerreiraAcabou o jogo! Vitória justíssima do Estoril, que dispôs das melhores oportunidades e ainda teve tempo para desperdiçar uma grande penalidade. Depois de nove jogos sem conhecer o sabor do triunfo, os canarinhos conquistam importantes três pontos.

























ESPECIAIS













CIDADES






Mundo



























































PUBLICIDADE












Inquérito DN


FC Porto vai segurar vantagem em Munique e eliminar o Bayern?


Sim

Não
















TAGS MAIS POPULARES











DN 


Epaper 











































Diário de Notícias, 2009 © Todos os direitos reservados | Termos de Uso e Política de Privacidade | Ficha Técnica | Publicidade | Contactos