Genesis Capítulo 1
בראשׂית ברא אלהים את השׂמים ואת הארץ 1
והארץ היתה תהו ובהו וחשׂך על פני תהום ורוח אלהים מרחפת על פני המים
No princípio (do mundo que o ser humano conhece),
criou Elohim ( deu (toda a materia organica depositada no que chamamos globo terrestre, forma material)
aos ( a ideia de pluralismo, e nao de um ceu somente, em hebraico, nao existe a palavra ceu, mas sim, ceus)
os céus (em todos os niveis espirituais)
(terra no sentido unido feita de agua, energia, e gazes)e a terra.
A terra (ainda em forma de plano divino, conceituada como um projeto no coracao Divino),
porém (ainda em formacao mental),
estava (tudo o que estava sendo planejado materialmente, ja existia no plano espiritual de Elohim)
sem (nao possuia a estrutura em sim)
forma e vazia (sem nenhuma alma vivente, sem nenhuma propriedade, sem nenhum elemento fisico) ;
havia trevas (em hebraico esta palavra significa caos, material de que o mundo antigo foi criado, onde todos os elementos estavam em um estado de desordem, árido, seco, vazio, a interpretacao que as trevas seja o reino maligno, nao parece ser uma coisa explicita no texto original) ,
sobre (acima do que nada havia, que seria o planejamento do universo, alguns interpretam isto como a contaminacao do primeiro plano divino da criacao daterra pela faccao que se rebelou contra Elohim, comandadas por lucifer) a face do abismo,
e o Espírito de Elohim (O espirito nao significa um elemento separado da divindade, mas sim a sua presenca de forma diferente, ou seja, assecivel as obras da criacao, e adaptada a este mundo real)
pairava ( em hebraico, sobrevoava, como uma ave procurando um ninho, o texto se refere, buscando um abrigo, ou um lugar para repousar a sua gloria, um espaco especifico, onde pudesse coexistir com as obras da criacao)
por (nao dentro da terra, nem dentro dos homens, sugere que ainda nao havia uma intervencao corporal no homem, que nao havia necessidade de uma possessao de Adonai sobre ele)
sobre as (a s aguas foram os elementos primordios da criacao da terra. Antes de dar forma a materia seca, ou seja, organicamente diferenciada, Elohim criou o oxigenio, o gaz carbonico, e a energia que unifica os dois elementos, pois assim seria possivel, ir definindo as muitas variacoes de tudo o que existe. a águas.

Benaiah Cabral Ben Avraham Leiehouah

Tamanha riqueza de explicações sobre Bereshit, esta chama atenção para a visão de poderes do Creador. Sempre tenho visto o relato do 1:1 até o 2:4 como grande redação do ato Creador assinado pelo nome Iehouah que somente surge no versiculo 4 do capítulo 2, depois de narrar o ato exclusivamente seu e assina-lo em sua pessoa. Boa explanação.
CurtirMaishá 20 minutos
Escreva um comentário...