quarta-feira, 27 de maio de 2015

Hotovely declarou que todo o território entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo, incluindo a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, pertence a Israel. - Ok



Netanyahu nomeia partidário fiel para cargo diplomático estratégico
Dore Gold é pouco propenso a fazer concessões aos palestinos. Vice-ministra também é contrária à solução de dois Estados.
25/05/2015 18h49 - Atualizado em 25/05/2015 18h49
France Presse
Da AFP
Benjamin Netanyahu durante discurso em cerimônia do Memorial Day, em Jerusalém, no dia 22 de abril  (Foto: AFP Photo/Ammar Awad/Pool)
Benjamin Netanyahu, o premiê de Israel
(Foto: AFP Photo/Ammar Awad/Pool)
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nomeou nesta segunda-feira (25) Dore Gold, um partidário fiel pouco propenso a fazer concessões aos palestinos, para o posto estratégico de diretor-geral das Relações Exteriores, informou o governo.
Gold foi conselheiro de Netanyahu durante seu primeiro governo (1996-1999) e depois foi nomeado embaixador nas Nações Unidas (1997-1999). Posteriormente, foi conselheiro do ex-primeiro-ministro Ariel Sharon. O diplomata participou de várias discussões com os palestinos e árabes.
Em janeiro de 2014, Netanyahu o chamou para ser conselheiro externo das Relações Exteriores, quando Gold estava à frente do grupo de reflexão Jerusalem Center for Public Affairs.
"Ele é considerado um membro do grupo dos 'falcões' sobre a questão palestina e nunca expressou publicamente o menor apoio a uma solução de dois Estados", ou seja, a coexistência de um Estado palestino e Israel, escreveu na época o jornal "Haaretz".
Nascido nos Estados Unidos, Gold denuncia a "ameaça existencial" que o Irã representa para Israel e as "atividades hegemônicas" do país na região.
Netanyahu também detém a pasta das Relações Exteriores no governo que acaba de prestar juramento ante o Parlamento.
O primeiro-ministro nomeou Tzipi Hotovely como vice-ministra das Relações Exteriores, num governo em que se destacam os defensores da colonização e contrários a um Estado palestino.
Na quinta-feira, Hotovely declarou que todo o território entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo, incluindo a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, pertence a Israel.
No entanto, a indicação de Gold como diretor-geral revela a vontade de Netanyahu de exercer um controle rigoroso sobre o ministério, de acordo com o "Haaretz".
1
COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
RECENTES
POPULARES
  • Valentim Filho
    há um dia
    Seja o segundo a comentar.
Mundo
versão clássica
Globo © 2001-2014
princípios editoriais