Alerta falso: raios cósmicos podem fazer aparelhos explodirem essa madrugada

Autor  | 29 de maio de 2015
Boato – NASA e BBC News enviam alerta de raios cósmicos perto da Terra. Pessoas devem manter celulares, tablets e aparelhos longe por precaução.
Quem nunca repassou corrente de Orkut, compartilhou vírus no Facebook ou mandou mensagem pronta no WhatsApp que atire a primeira pedra. Por motivos de integridade física, melhor deixar isso no campo metafórico, claro, e assumir que todos nós já fizemos isso alguma vez.
Nasa envia alerta de raios cósmicos que passarão pela Terra, afirma boato
NASA envia alerta de raios cósmicos que passarão pela Terra, afirma boato
Como se não bastassem as correntes com imagens de supostos sequestradores,assaltantes e estupradores ou as mais clássicas repassando aves marias e ‘hoje é sexta-feira’, tem aquelas que anunciam perigos vindos do espaço.
Curta o Boatos.org nas redes sociais e se livre de boatos 
 
Isso mesmo, a bomba da vez é um alerta que está resultando em pessoas inseguras e celulares abandonados. Segundo a mensagem repassada no WhatsApp , raios cósmicos irão passar pelo nosso planeta e podem causar explosões de aparelhos como tablets e celulares.
Confira o aviso:
‘Hoje à noite 00:30 a 03:30 não se esqueça de desligar o telefone , celular, Tablet, e etc. e colocar distante do seu corpo.
A Singapore TV anunciou essa notícia Por favor, leia sobre isso e cuidar de si mesmo . Diga a seus queridos parentes e amigos : Esta noite, a partir de 00:30 a 03:30 , perigoso, radiação de alta , os raios cósmicos vai passar perto da Terra . Então, por favor, desligue seu telefone celular. Não deixe que o seu telefone celular estar perto de seu corpo, ele pode causar danos. Por favor, verifique o Google e NASA BBC News. Envie esta mensagem a todos de quem cuida.
Pois bem, antes que vocês fujam para as colinas ou simplesmente arremessem seus eletrônicos na parede, esse alerta é falso. E velho. Nas nossas buscas, encontramos essa mensagem em 2014 e 2012.
A história sequer é brasileira.Nas versões de 2012 e 2014 que encontramos, a mensagem está em inglês.  É exatamente a mesma história, em outro idioma e com o acréscimo de já ter sido reconhecida como hoax.
Então é boato mesmo? Mesmo. Primeiro porque raios cósmicos não passam perto da Terra e sim acertam o planeta o tempo todo sem interferir nas nossas vidas. Além disso, não há nenhum informe do tipo no site da NASA muito menos na BBC. Sem mencionar os detalhes (ou a falta de) típicos de boatos: essa noite é que noite? Singapore TV? Não encontramos vestígios dessa emissora.
Para piorar, não é a primeira vez que raios cósmicos amedrontam pessoas. Em 2010,uma metamorfose dessa história espalhou medo em Gana. Na época, fizeram acreditar que os raios cósmicos causariam um terremoto no país.
Por fim, se você gosta de repassar mensagens e adora os vídeos de final de expediente no grupo do trabalho, sem problemas. Mas atenção, qualquer bom repassador de correntes tem que saber diferenciar verdade de balela.
PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Kalil Santos. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook. 

4 thoughts on “Alerta falso: raios cósmicos podem fazer aparelhos explodirem essa madrugada

  1. Luma
    E acredita que em pleno dia do Rock de 2015 recebi essa estupidez de novo?!?!?!?! Ah, povo desocupadoooooo!!!!!
    Reply 
  2. Fernando
    Peço desculpas. Confundi Singapore TV com Singapore TV guide.
    Singapore TV realmente não existe, logo…
    Tudo é boato.
    Reply 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *