sábado, 26 de dezembro de 2015

Lula, o PT e a marginaliidade do atual governo brasileiro. Desperta Brasil


Colunistas


BLOGREINALDO AZEVEDO

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

LULA OFENDE GRAVEMENTE O POVO ISRAELENSE NO PRIMEIRO DIA. OU: ELE QUER SER O CHEFE DA “ONU DO B”

Critiquei aqui na sexta-feira uma reportagem incrivelmente idiota assinada por Adar Primor, publicada no jornal israelense Haaretz. Lula era saudado como um grande negociador, o homem que não tinha lido um único livro na vida, mas que seria dono de uma “sabedoria suprema” e de uma “mente criativa”… O Haaretz não tinha percebido que a estupidez dita por Lula sobre a ditadura cubana e suas vítimas já tinha calcinado a imagem do “grande líder” da América Latina. O jornal percebe agora com quem estava lidando.
O brasileiro chegou neste domingo a Israel e já provocou o primeiro incidente diplomático — na verdade, uma grosseria inaceitável: nega-se a depositar flores no túmulo de Theodor Herzl, fundador do Movimento Sionista e considerado pelos israelenses o idealizador do moderno estado judeu.
A cerimônia está prevista para terça-feira. Lula ainda tem como evitar a ofensa e a provocação. A simples menção de não participar da solenidade já foi agravo suficiente. Mas podemos e devemos esperar qualquer coisa do Itamaraty — especialmente o pior.
É claro que Lula não tem a menor idéia de quem foi Herzl. Sabe o que Celso Amorim e Marco Aurélio Garcia lhe sopram aos ouvidos. E ambos devem ter dito cobras e lagartos do sionismo, equiparando-o ao racismo etc. Pintaram Herzl como o responsável original pelos atuais conflitos no Oriente Médio. E recomendaram: “Não vá à cerimônia”.
E Lula achou uma boa idéia. Não obstante, na terça, em Ramallah, na Cisjordânia, ele pretende depositar flores no túmulo de Yasser Arafat. Goste-se ou não das idéias de Herzl, era um jornalista e um intelectual. Não tinha as mãos sujas de sangue. Arafat explodiu muitas crianças em ônibus escolares.
O mais espantoso nessa decisão é que Lula chega a Israel dizendo-se o portador de uma nova mensagem: a da conciliação — como se outros não a tivessem tentado antes, mas vá lá…  Que conciliador é este que já chega insultando aquele que é, na prática, o principal herói nacional moderno?
A coisa é séria, é grave: na condição auto-outorgada de juiz simbólico dos conflitos no Oriente Médio, o presidente brasileiro deslegitima uma causa e uma visão de mundo sem as quais Israel não existiria. Feita essa escolha, já não pode mais se apresentar como o homem do diálogo. A ser mantida a decisão, Lula se tornará uma espécie de ídolo do anti-semitismo mundial. Daqui a pouco, como sabemos, ele vai ao Irã emprestar seu apoio e sua solidariedade a Mahmoud Ahmadinejad. E seu perfil estará ainda mais definido diante do mundo. Aquela reportagem tonta doHaaretz dizia que Lula sabia como ser amigo do Irã e de Israel. As amizades de Lula estão começando a ficar bem claras.
Algo estranho aconteceAnotem aí: algo estranho está em curso. Tenho a impressão de que andaram soprando  feitiçarias aos ouvidos de Lula. Há quem diga que ele poderia até ser um candidato a secretário-geral da ONU. Pré-Cuba e, a se manter a decisão, pré-Israel, era uma idéia um tanto megalômana, mas não absurda. Agora, Lula ficou do tamanho de suas escolhas. Quem, com um mínimo de responsabilidade, confiaria nele?
Não sei, não… Seus feiticeiros podem andar com idéias esquisitas. Na solenidade de fundação da tal comunidade de países da América Latina e do Caribe, Lula já desceu o sarrafo nas Nações Unidas. Uma “OEA do B”, sem EUA e Canadá, parece pouco para suas ambições. Talvez esteja sonhando é com uma “ONU do B”, um Foro de São Paulo de alcance planetário, fazendo-se porta-voz de países e movimentos que decidiram resistir aos EUA e à Europa Ocidental.
Só uma ambição destrambelhada como essa explica a sucessão de absurdos a que Lula se dedica. Lembrem-se de que ele não compareceu à posse do “direitista” Sebastián Piñera no Chile. Lula justifica a sua posição pusilânime sobre Cuba afirmando que não quer se imiscuir nos assuntos internos do país. Sua recusa em participar da solenidade no túmulo de Herzl, se mantida, é muito mais do que uma “interferência no assunto interno de um país”. Trata-se de uma ofensa a um povo, não a um governo.
Agora o mundo já sabe. Esse é o “estadista global” de Davos.
ECCE HOMO!!!
Voltar para a home
TAGs:

Comentários
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
*
  1. jose vieira
    Tenho Oringens judaicas por parte de Mãe, é Interesante Separar o que é Povo Judeu e o que é Judeu Sionista, este ultimo é realmente perigoso tanto quanto qualquer outro Grupo Extremista, e não é bem visto por uma pequena parcela de seus compatriotas, Quanto ao Nosso Presidente, Foi preparado e Financiado por eles…Se finge de Idiota para ter Recalque Popular!!!
  2. Mary
    Eu espero sinceramente que coloquem o que eu escrevi.
    Eu nao sou esquerda nem direita, extremismos e o que faz o mundo ir a merda!
    Eu nao vivo no Brasil, mas levo meu pais no coraçao, e sei que e o melhor lugar do mundo!
    So quero dizer que e cultural pensar que Europa ou Estados Unidos sao melhores lugares que ai… MENTIRA! Em Europa estao os mestres da corrupçao, ate nas Familias Reais.
    E sinceramente se eu fosse o lula nao colocaria flores na tumba de ninguem tambem, o cara ja morreu e nao deixou nada de bom, separatismo e racismo???? o que sofreram os judeus nas maos de nazis deveria servir para eles nao massacrarem povos mais frageis que eles so pra começar!!!!siomismo = extremismo.
  3. Mary
    Porque o lula ofendeu o povo de israel??????
    Por acaso agora o fato de os israelenses terem sido imolados pelos nazis fizeram de todos eles pessoas melhores?????
    Por que eles nao deixam os de gaza receber comida de ajuda humanitaria????, o que pode gaza contra israel???
    Quem ta defendendo o tal herzl que eu tambem nunca ouvi falar ja morou em israel e ja viu que ali e o lugar mais perto do ceu????
    quer saber… O Povo brasileiro tem que ter vergonha na cara e um par de cojones e parar de falar mal do que tem????
    Vai viver na Europa ou nos Estados unidos e ai vcs se darao conta da imundicie que e o mundo.
    Cada um dos paises europeus e mais fetido e imundo em se tratando de politica.
  4. CARLOS
    O despreparo do Presidente da republica, seja nas suas infelizes manifestacoes, seja na escolha dos seus ministros e secretarios,
    e um estupro.
    Sua critica mostra-se ainda mais comprometida, quando afirma sem qq pudor que se sente o escolhido para a mediacao da crise no Oriente Médio ou, ainda mais tragico, para ser secretario geral da ONU.
    Pobre “b”rasil
  5. EDSON
    Sr:REINALDO AZEVEDO,devo dizer a voce e os que sao adeptos,ao seu mau escrito,que,esta imprensa vinculada ao grande capital não faz outra coisa a não ser naticiar mentiras e insultos ao governo do presidente LULA.Enquanto os cães ladram a caravana passa……,basta perguntar a quem pertence a mídia brasileira,ao TRABALHO ou ao CAPITAL? e também perguntar quem está no poder nesse momento,o TRABALHO ou CAPITAL?? as respostas são óbvias…..As elites brasileiras foram alijadas do poder em 2002,e não aceita, e isto incomoda,que se acostumem com isso:o POVO no poder.
  6. Roberto
    Lullamentável atitude. Com certeza, quando Fidel se for, a tróica Samuel Guimaraes, Marco Aurélio “Top Top” Garcia e Celso Amorim ordenará que ele deposite flores em seu túmulo.
  7. delano
    Caro Reinaldo- O apedeuta saiu de pernambuco ainda menino e com mãe analfabeta foi para São Paulo. Lá aprendeu o sotaque paulista, a comer frango com polenta,( em Pe. nos comemos galinha com xerem, pois frango é, comparando bem, como o menino das cotoveladas que o molusco pensava que fosse frango coitado. Agora,um paulista autentico dêssa qualidade é lembrado como pernambucano todas as vezes que faz merda. Nos livre dessa…oh!……
  8. Adilson
    É injusto condenar Lula por não saber quem foi Theodor Herzl se ele não sabe nem quem foi Oswaldo Aranha.
    A “acessoria” do presidente deveria informá-lo do papel de Oswaldo Aranha na criação do Estado de Israel e para que Lula não se surpreendesse ao deparar com uma avenida em Tel Aviv que leva o nome desse gaúcho de Alegrete.
  9. GERMINIANO
    O LULA e o PT são fortes porque contam com o apoio do PMDB. Eu fui um dos fundadores desta “maldita” instituição. Hoje me arrependo, pois, ajudei criar e alimentar as cobras que aí estão. É, mais ou menos, como aquele pai que cria o filho pensando que será um homem de bem e o mesmo se mostra uma porcaria, um traia, um viciado em drogas, que o pai chega rezar para que o pesadadelo passe, mas, a desgraça continúa. PENSO QUE SÓ NOS RESTA UMA COISA, qual seja, NÃO VOTAR MAIS EM CANDIDATO DO PMDB ou do PT, pois, somente assim, MATAREMOS A SERPENTE.
  10. GERMINIANO
    Eu acredito na ressureição. Nós renasceremos um dia. E, o LULA nada mais é do que o NERO, aquele que mandou matar a própria mãe e incendiou ROMA. Pode ser que qualquer dia desses ele venha repetir os feitos do seu ancestral, porque, capacidade não lhe falta. Essa amizade íntima com esquerdistas de toda ordem não condiz com a mentalidade do brasileiro. Nós somos um povo de CENTRO DIREITA por tradição. Penso que o FERNANDO HENRIQUE ” o socialista” e o JOSÉ SARNEY ” o acadêmico” são os grandes culpados poer havermos chegado ao FUNDO DO POÇO.
  11. Só tenho uma coisa a dizer: Beeeem Feito pra quem lambeu Lulla nesses últimos anos.
    Estou rindo muito da cara dos governantes que encheram a bola do iMundo-mor brasileiro.
    Como pode existir alguém tão inocente a ponto de achar que um animal de casco duro possa ser boa coisa?
    Top!Top!
  12. Milena
  13. Donata
    ô Sofia, vc é ingênua de verdade ou está tentando é defender e justificar o molusco nojento?
    sofia disse:
    março 15, 2010 às 8:57 am
  14. ALARICO TROMBETA
    LULA, O DITADOR COMUNISTA, CUJA BOCA É UM VOMITÓRIO DE IGNORANCIA,ARROGANCIA E PREPOTENCIA.
    QUE CONTAMINA O BEM ESTAR GERAL DE QUEm INFELIZMENTE O ESCUTA. ISRAEL PERDE TEMPO EM RECEBER ESTE BAJULADOR E ADULAR DE TERRORISTAs e criminosos em geral E PRINCIPALMENTE UM POTENCIAL QUASE-JÁ ALIADO AHMADINEJAD, CONSIDERADO POR TODA COMUNIDADE CIVILIZADA MUNDIAL UM TERRORISTA NUCLEAR.
    LULA, O COMUNISTA, ESTA CAVANDO SUA COVA .. USANDO NÃO UMA PÁ… MAS UM IMENSO TRATOR!
  15. Com 17, já expresso um profundo desagrado com as ideologias vigentes no governo do meu país. Depois me perguntam porque fui empurrando política com a barriga até não ter opção. Resposta: sou filha desse país incoerente. Tal pai, tal filho.
  16. Anônimo2
    Por que ninguém faz o favor de amordaçar esse bocó?
    Ele ainda vai nos matar de vergonha.
    Não tem a mais vaga idéia sobre o Estado de Israel, deveria ficar calado em sua insignificância – pouparia a nós todos.
  17. Ivo Wenclaski
    LULA, estadista internacional?????
    A importância de LULA, pelo menos na Alemanha, é igual a NADA. Hoje (15/03/2010) no principal telejornal alemão, o Tagesschau das 20:00 hrs, apareceu Lula sentado na banca do parlamento israelense e sendo cumprimentado pelo primeiro ministro, mas nenhuma palavra sobre Lula ou sua visita foi dita. O assunto da reportagem foi a construção das casas nos territórios ocupados. Lula lá é igual a zero. Quem quiser conferir entre emhttp://www.tagesschau.de/multimedia/sendung/ts18198.html
  18. kunta kinte
    Srs , gostaria de solicitar encarecidamente que nao toquemos mais no assunto ( Secretario geral da Onu ) . É melhor não dar mais idéias porque o que não falta é megalomania a este pessoal. o Brasil está hoje em uma guerra federativa ( financeira ) por causa dos royalties , e o presidente ao invés de estar aqui mediando , dialogando , está do outro lado do mundo “tentando” resolver um problema que pessoas muito , muito mais esclarecidas, chefiando países com um poder real ( financeiro , tecnológico, bélico etc .) tentaram e tentam até hoje resolver e não conseguiram.
    Não consigo entender mesmo , a cada dia fica pior . Deus nos ajude .
  19. Jeremias-no-deserto
    O governo de Israel deve ter aprendido finalmente que esse celerado de voz cavernosa e bafo etílico não é flor que se cheire. Então, não o convide mais!
    Com essa recusa de visitar o túmulo de uma figura quase sagrada ao judaísmo e aos israelenses, ao mesmo tempo em quei coloca flores em um túmulo de um homem que justamente assassinou civis de Israel, ele não só ofendeu ao povo do país que ele visita, mas dos homens de boa vontade que anseiam pela paz, mas que ela não venha a qualquer custo,ou seja, que custe a própria vida do povo judeu. Shalom Israel.
  20. Leo
    Caro Reinaldo: o cara visitando Israel… já mitificado, recebido pelas multidões como que trazendo a boa nova… o povo à espera dos seus milagres… Imagino que já não exista heresia que não se permita ser proferida. Então me lembro de uma notícia do Jornal Nacional:
    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM990970-7823-CIENTISTAS+MOSTRAM+COMO+SERIA+O+ROSTO+DE+JESUS+CRISTO,00.html
    Bem… É de arrepiar, mas creio que não deixa dúvidas: Lula é “Ele”!
  21. Carlo Germani
    Caro Reinaldo,
    A mais de 300 anos o mundo, todos os acontecimentos positivos e negativos são orquestrados pelo governo oculto mundial.
    No século XX,por exemplo,este governo oculto planejou e executou a 1ª e 2ª guerra mundial, a revolução Bolchevique, o “crash” de 1929,a guerra do Vietname,a fundação do Estado de Israel,a guerra fria EUA-URSS,o eterno conflito no Oriente Médio,a ONU, (…).
    Por falar em ONU, lá encontra-se todo o planejamento para a implantação da Nova Ordem Mundial. O projeto satânico desta “ordem”, está em plena execução.Todos os acontecimentos atuais
    estão entrelaçados.
    Lula já comprometeu o Brasil com este projeto satânico.
  22. J.B.CRUZ
    Nem Jesus Cristo conseguiu unir esses povos, imagine 2.000 anos depois esse ¨messias¨ás avessas com esse discurso ¨dúbio¨….Ele vai é precipitar os acontecimentos…..
  23. Marc
    Lula é o Forrest Gump malvado da política. Deus AJA!
  24. Daniel
    É como a minha avó dizia… nunca diga que pior não pode ficar!!!
  25. João
    Caro reinaldo, não sei a veracidade, mas li isso:
    “Em 1895, Theodor Herzl (…) confidenciou (…) que era absolutamente contra a partilha de terras com o povo palestino (…) “Para tentar expulsar a paupérrima população para o outro lado da fronteira, negando-lhes qualquer forma de emprego em nosso país, tanto o processo de expropriação como o de eliminação dos pobres devem ser cumpridos de maneira discreta e controlada”, escreveu Herzl.”http://www.ciranda.net/spip/article2409.htm
    Procede? Realmente, não sei.
    Att
  26. fofa
    O pior é que os camais de TV do Brasil mostram Lulla como se fosse Jesus visitando Jerusalem…
  27. jordana
    fico todo o mandato cozinhando sua ideologia em banho maria !!! deveria tá com comichão !!!
    agora que ele tá saindo, colocou a mesa, tá fazendo uma palhaçada atrás da outra.
    Eu, fico esperando a próxima. Ansiosa.
  28. ARLEN CORRÊA
    Eu sempre tive a impressão de que o Lula iria nos matar de vergonha nesses fóruns internacionais. Eu sei que muita gente, por condescendência, talvez, torce para que a anta se atenha ao que está escrito, que apenas se esforce para ler, que não tente ser espirituoso, não improvise, não vomite o lixo ao qual nossos ouvidos estão já calejados, mas que em outras partes do mundo seriam motivo para impedimento. Eu não teria tanta fé no discurso escrito. Basta ver quem são os homens do entorno do lula e quem comanda sua diplomacia. São todos uns parasitas, petralhas vagabundos, desocupados com alergia ao trabalho honesto. Essa escória me obriga a trabalhar quase 5 meses só para pagar impostos.
  29. Marcelo
    Cito o Livro de Davi “20 cairão a minha direita porém 80 a minha esquerda e não tropecareis”.
  30. METAMORFOSE
    Sr. Reinaldo.
    Se puder, avise ISRAEL PARA NÃO MAIS CONVIDAR O PRESIDENTE A VISITAR O TÚMULO DE THEODOR HERZL.
    ELE JÁ DEU O RECADO PARA O MUNDO ISLÃMICO DE QUE LADO ESTÁ AO SE NEGAR A VISITAR NO PRIMEIRO PEDIDO.
    FAVOR SE POSSÍVEL, NÃO PUBLICAR.
  31. desconhecido
    Sr. Reinaldo.
    Você não poderia ter dado a dica. Agora ele vai jogar.
    Ele provavelmente irá. Mas já deu recado ao mundo islâmico de que lado esta, ao se negar inicialmente.
  32. amigomello
    Esta besta do apocalipse , nos mata de vergonha,ele vai depositar flores no tumulo dos AIATOLÁ. QUEM VIVER VERÁ.
  33. marco
    Não sei por que me lembrei de um tal Foro de São Paulo, um negócio q ‘non ecziste’, criado pela mente do Olavão.
  34. Cedê Silva
    Tio Rei,
    a idéia de Lula como SG da ONU SEMPRE FOI ABSURDA.
    TODO candidato a SG da ONU DEVE falar inglês e francês. Isso é inegociável. E ponto!
  35. velho homem
    Enquanto o “pacificador” anda pelo mundo destilando mentiras e mas intenções,o Brasil continua o mesmo, pessoas lutando para ser atendidas em hospitais, rezando para não serem assaltadas,morrendo de doenças já disseminadas no mundo, sofrendo a falta de dignidade, sonhando com seus direitos básicos segurados,fugindo da violência, entre outros absurdos.
    Pedimos ao mundo livre , que nos livre dos hipócritas.
  36. jefferson
    A propósito, Lula ofende o Brasil e os brasileiros todos os dias. E o que é feito? Nada. A maioria é muito ignorante para se dar conta, ou estamos anestesiados com tanta porcaria.
    É “florida”!
  37. Helena
    Mas o Sionismo não foi condenado pela ONU?
  38. Pluriel
    … o lado bom disto é que quanto mais exposicão internacional este tera-idiota tem, mais ele se atola na m***** e mostra quem de fato é. Cai a máscara, e a ficha pra quem ainda vagamente achava que este cara tinha uma micro-gota de ética ou de dignidade.
    Espero que Lula faca muitas viagens internacionais, fale muito (qdo. fora do Brasil ele é traduzido simultaneamente e divulga-se, sem a censura que reina no BR, suas “idéias” formatadas pelo Amorim e cia.). Comeco quase a achar bom que vá ao Ira, e que se desmantele de vez, a nível internacional.
  39. Salomão Cohen
    Mais do que ofender a israelenses, ofende a judeus que vêem em Israel uma resposta ao Holocausto.
    Ofende a mim, disto eu tenho certeza.
  40. Marco Antonio BN
    Como disse um jornal dos EUA: Lula deseja ser o chefe da ONU. Esperamos que não seja.
  41. Carl
    O profeta do diálogo tá trabalhando no Oriente Médio….
    Numa auto-estrada…. aparece um caminhão petralha na contramão da história.
    Este caminhão pára…. e na frente de todos desce uma figura asquerosa com túnica branca e uma estrela vermelha pendurada no pescoço e se põe a vociferar….
    “Cumpanhêru izrailenfe….cumpânheru paleftinu…nóiz qui vivemu numa democrafia querêmu dizê pa oces qui nunca
    anteznahiftóriadeztemundo teve um profeta quinen eu.”
  42. Maria
    No último ano de mandato Lula está revelando o que realmente é: um absoluto ignorante, que faz exatamente o que Marco Aurelio e Amorim (outros dois asnos) mandam. É um tiranete, autoritário e reacionário.
    Mais um pouco no governo e nao tenho nenhuma dúvida que uma terrível ditadura será instaurada. E pior: legitimada pelas leis.
  43. JOSÉ OLÍMPIO
    LULA PRESIDENTE É O NOSSO MAIOR ERRO SOCIO-POLITICO. HOJE NOS ENVERGONHA DENTRO E FORA DO PAÍS. DENTRO POR LIDERAR O GOVERNO MAIS CORRUPTO DA NOSSA HISTÓRIA. FORA ELA NOS ENVERGONHA APOIANDO OS DITADORES ASSASSINOS DE CUBA AO IRÃ.
  44. Artur
    Acredito que ,mesmo devagar as pessoas de bom senso no mundo , perceberão que o nosso ilustre ex-torneiro,ex-sindicalista,ex-deputado,ex-preso politico(por 30 dias),graças a Deus em breve ex-presidente , deverá ser excomungado pelo mundo racional., Já começam a perceber quem na verdade é este cidadão, o show já esta ficando sem graça, e logo ficará sem público….
  45. acordem, o lula é apenas uma marionete
    o lula só não é anti-semita porque ele não faz ideia do que isso seja.
    ele só faz o que lhe mandam.
  46. Rafael
    Mas e ai? E a opnião do povo de Israel? Qual é?
  47. Le Cafard
    Matérias pagas em jornais abduzidos pelo lulo-petismo eu supunha apenas no Brasil e com o correspondente do El País, Juan Arias. Mas alguém no Haaretz também já se deixou levar pelo canto de sereia da canalha.
  48. UMA FARSA EM ANDAMENTO OU MIS UMA AÇÃO DE FRANKLIN MARTINS?
    Reinaldo , o que corre nos bastidores aqui do RJ é que o CABRAL está armando uma grande passeata na proxima 4a feira ás 4 da tarde no centro do rio de janeiro.Já viu o tamanho do engarrafamento que ele vai dar de presente pro carioca , né? E já imaginou se junto com esta ” passeata o Guns and Roses resolver fazer o show que foi cancelado por causa da chuva de domingo ? O RIO PARÁ !
    Mas o que dizem é que isto é uma armação para fazer de CABRAL E LULA OS “HEROIS” DO RJ E SALVAR A CAMANHA DELE AQUI NO RJ E DAR FORÇA Á DE DILMA.
    O QUE DIZEM É QUE LULA VAI VETAR A LEI IBSEN DOS ROYALTIES E ELES VÃO DIZER QUE EVITARAM QUE O RIO FOSSE ” COVARDEMENTE” ATACADO. FAZ SENTIDO NÉ ?
  49. Rose Perito
    Não concordo em muitas das atitudes do governo israelense, assim como não concordo com outras tantas do comadno palestino. Entretanto, acho que, por questão de diplomacia até, devemos respeitar a casa do outro quando lá estamos em visita.
    Os defensores da amizade irrestrita de Lula e os irmãos Castro nã oforam enfáticos em dizer que o presidente não poderia se manifestar em relação à morte e às prisões de dissidentes cubanos, estando em Cuba?
    Então, ainda mais no caso delicado das relações no Oriente Médio (e tendo em vista que Lula lá está como mediador?!) que tal acompanhar o protocolo?
    Se o ditado “Em Roma, faça como os romanos” vale em Cuba, deve valer em Israel, não?
  50. guido furioso enxergando tudo bem
    Rei,
    Isso prova o quanto Lula e a sua diplomacia são inteligentes. Parabéns, Nosso Guia!
    Existe uma linha reta entre pegar o megafone no ABC e a ONU. Será que não dá pra ver isso?! É uma trajetória de meteorismo (consultar jargão da Medicina), realmente!
    Queremos “estáuta”! Tem que ser ao lado de Padim Ciço!