segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Parabéns Israel e Tsahal - Iehouah Tseva'ot Seja Convosvo Sionistas. Bases Externas são Necessárias


Diário de NotíciasGlobal Media GroupOBTER - na Google PlayVER


Israel testa escudo antimíssil e abre frente contra Hezbollah

Soldados israelitas na fronteira com o Líbano

| EPA/ATEF SAFADI
Helena Tecedeiro

PUB

Grupo xiita libanês acusa israelitas de ataque que matou um dos seus operacionais em Damasco e disparou rockets na fronteira.

Chama-se funda de David (David"s Sling) - como a arma que no Antigo Testamento este usou para derrotar Golias - e vai estar operacional em meados de 2016. Israel realizou o último teste ao novo escudo antimíssil, criado para derrubarrockets de médio alcance (cem a 200 km), como os que estão na posse do Hezbollah. O grupo xiita libanês, que está na Síria a combater ao lado do presidente Bashar al-Assad, acusou ontem Israel de ser responsável pelo raide que matou o seu comandante Samir Qantar, em Damasco. Seguiu-se uma troca de rockets que talvez não tivesse acontecido se a funda de David já estivesse a funcionar.

Hassan Nasrallah, o líder do Hezbollah, já garantiu que a morte de Qantar não terá sido vã e prometeu vingança. A confirmar as suas palavras está a queda no Norte de Israel de três rockets Katyushadisparados pelos combatentes xiitas a partir do Sul do Líbano. Estes não causaram danos nem vítimas, mas levaram à resposta imediata de Israel, que realizou vários disparos de artilharia sobre o Sul do Líbano, reacendendo um velho conflito na fronteira entre os dois países, palco de duas guerras - em 1982 e 2006.

Israel tem-se mantido oficialmente afastado da guerra na Síria, apesar de os peritos internacionais citados pela Reuters garantirem que realizou ataques contra o Hezbollah em solo sírio. O grupo xiita libanês garante agora que Qantar foi morto num desses raides, numa zona residencial de Damasco. Detido em 1979 em Israel, acusado de participar num atentado terrorista que resultou na morte de quatro pessoas, Qantar - um druso que se juntou à Frente da Libertação da Palestina - foi libertado em 2008 e repatriado para o Líbano numa troca de prisioneiros com o Hezbollah.

Desde então, Qantar manteve-se afastado. E, se o Hezbollah recusa dizer que papel teve na guerra da Síria, os media estatais sírios garantem que esteve envolvido numa ofensiva junto aos montes Golã - ocupados por Israel desde 1967.

Israel não confirma nem desmente a autoria do ataque que matou o libanês de 53 anos, mas o ministro da Construção, Yoav Gallant, garantiu à rádio israelita: "É bom que pessoas como Samir Qantar já não façam parte deste mundo."

Proteção

A funda de David vai juntar-se ao Iron Dome (Cúpula de Ferro) - que interceta rockets de curto alcance - e ao Arrow (Flecha) - o intercetor de mísseis balísticos -, completando o escudo que Israel desenvolveu com os EUA para se proteger de um ataque do Irão - ou dos aliados xiitas deste junto à sua fronteira. O sistema de radares está preparado para abater desde os Katyusha do Hezbollah ou do Hamas a mísseis balísticos, como os Shebab ou os Scud, do Irão e da Síria.

O objetivo das forças armadas israelitas é ter um pequeno número de rampas de lançamento da funda de David operacionais em meados dos próximo ano, duplicando estas até final de 2016. Fabricado pelas mesmas empresas que o Iron Dome, os responsáveis esperam que seja tão efetivo como este: capaz de destruir 90% dos rockets lançados pelo Hamas a partir da Faixa de Gaza.





Últimas notícias

Desde 2007 a ajuda pública ao setor financeiro equivale a 7,3% do PIB e a um ano de receito do IVA


Liberdade para apoiar. Corrida a Belém nunca dá em castigo


Religião
Papa garante reforma para "avançar com determinação"


No discurso à cúria romana, Francisco disse ontem que as doenças enumeradas no ano passado causaram "dor" já durante este ano, mas agradeceu trabalho das pessoas "honestas"

Especulação
Há sites a vender bilhetes a preços ilegais. Dá prisão



Portugal
Número de professores a recuperar após 25 mil saídas



Espanha
PSOE recusa apoiar PP e não descarta aliar-se ao Podemos




Mais popular

1Ariadna foi Miss Universo... durante 3 minutos
2Mariano Rajoy: "Vou tentar formar um governo estável"
3Este é o telegrama que desencadeou I Guerra Mundial e é património da Humanidade
4Libertado um dos seis homens que violaram estudante em autocarro
5Estado Islâmico declara guerra à coligação liderada pela Arábia SauditaMAIS
PUB





Secções
Portugal
Desporto
Mundo
Opinião
Dinheiro
Sociedade
Artes
Pessoas
Media
Fotogalerias
Vídeos
Suplementos
Evasões
Dinheiro Vivo
Notícias Magazine
O site
Termos & Condições
Ficha Técnica
Contactos
Siga-nos
Facebook
Twitter
Google +
Linkedin
Serviços
Assinaturas
Loja do Jornal

Fundado em 29 de dezembro de 1864
Diário de Notícias, 2015 © Todos os direitos reservados |Termos de Uso e Política de Privacidade | Ficha Técnica |Publicidade | Contactos


Close All Menus