terça-feira, 21 de junho de 2016

Somente é viável quando Gaza reconhecer a autotidade plena do Estado Sionista Judeu, abjurar pretensões islâmicas territorialistas, ser democracia sob supervisão de Israel e tiver controle militar interno sionista.


Sputnik Brasil
versões regionais
EntrarCadastrar-se22:56 21 JUNHO 2016


CAPA
BRASIL
MUNDO
SOCIEDADE
DEFESA
OPINIÃO
MULTIMÍDIA
CHARGES
OUVIR RÁDIO




BUSCA



Israel propõe ilha artificial para ligar palestinos de Gaza ao resto do mundo
© AFP 2016/ MAHMUD HAMS
MUNDO
12:05 21.06.2016(atualizado 12:16 21.06.2016) URL curta
1056422
O gabinete de segurança de Israel está debatendo a possibilidade de construir uma ilha artificial para conectar a Faixa de Gaza ao resto do mundo, segundo anunciou o ministro dos Transportes israelense, Israel Katz, citado pelo jornal The Jerusalem Post.




© AP PHOTO/ TSAFRIR ABAYOV
Israel ataca militantes na Faixa de Gaza em operação contra túneis secretosA ilha, de oito quilômetros quadrados, estaria ligada a Gaza através de uma ponte a 5 km, e contaria com um porto e um aeroporto, além de um hotel e um pequeno porto para iates.



Katz disse que o projeto, com um custo estimado de 5 bilhões de dólares, será votado no Conselho de Ministro. Em seguida, agências internacionais teriam que se envolver na construção e no financiamento da ilha. Segundo o ministro, Israel não vai construir ou financiar o projeto, mas daria uma declaração de apoio e permitiria que as organizações internacionais entrassem em águas israelenses para executar a obra.

Ele também disse que Tel Aviv não tem nenhuma objeção sobre aliviar o bloqueio de Gaza, desde que as necessidades de segurança israelenses sejam atendidas.


© SPUTNIK/ SERGEY GUNEEV
Putin: Rússia apoiará esforços da Palestina no Oriente MédioSe o projeto for realizado, a ilha proporcionaria independência econômica aos palestinos, argumentou Katz, sublinhando que Israel supervisionaria os controles de segurança do novo território artificial, mas que ele seria governado pelos palestinos e pela comunidade internacional.



Israel destruiu o aeroporto de Gaza durante a segunda Intifada (2000-2005). O pequeno porto da região não acomoda navios porta-contentores e é usado principalmente por pescadores. Além disso, atualmente Tel Aviv permite diariamente a entrada de apenas 800 caminhões de mercadorias no enclave, através de um caminho terrestre.


22

Mais:Israel ataca posições do Hamas na Faixa GazaIsrael bombardeia Rafah, na Faixa de GazaIsrael intercepta carregamento de drones para Faixa de GazaIsrael fecha fronteira para palestinosNetanyahu ordena punir deputados que consolavam famílias de palestinos mortos
Tags:
crise humanitária, bloqueio, projeto, organizações internacionais, ilha artificial, porto,aeroporto, palestinos, israelenses, Israel Katz, Tel Aviv, Faixa de Gaza, Israel
Padrões da comunidadeDISCUSSÃO
COMENTAR NO FACEBOOKCOMENTAR NA SPUTNIK


EM FOCO

Moscou apresenta um novo candidato ao BRICSConheça um novo candidato a adesão ao bloco.
112261

Merkel defende aumentar gastos com defesa na AlemanhaA chanceler da Alemanha, Angela Merkel, durante um conferência econômica em Berlim, disse que o país precisa aumentar os gastos com a defesa.
0166

Medvedev: Rússia esgotou seu limite de revoluçõesO chefe do governo russo Dmitry Medvedev participou nesta terça-feira (21) do fórum "Economia da Rússia: sucesso do país e bem-estar de todos", organizado pelo seu partido, o governista Rússia Unida (RU).
4757

Obama criticou o senado por rejeitar o controle de venda de armasEm uma mensagem no Twitter pessoal, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez uma dura crítica ao senado norte-americano por ter rejeitado projetos de lei que dificultavam o processo de venda de armas de fogo, informou Agência Brasil.
2102

Presidente colombiano garante que FARC abandonarão suas armasO presidente colombiano, Juan Manuel Santos, garantiu nesta terça-feira que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) deixarão suas armas e cumprirão o acordo de paz firmado com o governo.
063

EUA preparam jornalistas na Lituânia e Ucrânia contra 'propaganda russa'As candidatas aos cargos de embaixador na Lituânia e na Ucrânia, Anne Hall e Marie Yovanovitch, revelaram nesta terça-feira (21), durante uma audiência de aprovação de suas candidaturas no Senado americano, que os EUA estão preparando jornalistas nesses dois países para enfrentar a "prograganda russa".
2236

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
MAIS DISCUTIDO

22:16Coreia do Norte lançou dois mísseis, que voaram por cerca de 150 quilómetros
21:36Ministério Público rejeita pedido de Lula para abrir processo contra procurador
21:03Merkel defende aumentar gastos com defesa na Alemanha
20:34EUA querem criar órgão para vigiar espiões russos
20:12Exposição fotográfica conta a história olímpica através dos movimentos dos atletasTodas as notícias

MULTIMÍDIA
FOTOS
CHARGES
INFOGRÁFICOS

Dona Jesuína, a mulher mais velha do mundo


SIGA A SPUTNIK
FACEBOOK
TWITTER



NOTÍCIASBrasilMundoSociedade
Ciência e tecnologia
Cultura
Esportes
Mundo insólitoDefesaOPINIÃOMULTIMÍDIAFotosVídeosInfográficosChargesRÁDIOProgramasEntrevistasOnde nos ouvirSPUTNIKQuem somosAplicativo móvelTermos de UsoContato
© 2016 Sputnik. Todos os direitos reservados

×
Sputnik NewsSputnikFREE - In Google PlayVIEW