terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Am Israel Chai!






sicnot





Israel pede a judeus de França que abandonem o país


(Arquivo)
© BAZ RATNER / REUTERS

O Governo israelita pediu esta segunda-feira aos judeus de França para deixarem o país e anunciou que não vai comparecer à conferência em Paris, marcada para janeiro, sobre o Médio Oriente.


A tensão diplomática tinha começado com a aprovação, na sexta-feira, de uma resolução da ONU a condenar a construção de colonatos israelitas nos territórios palestinianos ocupados.
O primeiro-ministro israelita decidiu cortar relações diplomáticas com todos os 12 países que votaram a favor e o Governo proibiu todos os ministros de viajarem para esses Estados durante o próximo mês.
Os governantes estão ainda proibidos de se reunirem com membros do Governo desses países.
Quanto à Nova Zelândia e Senegal, os países que apresentaram a resolução a votação nas Nações Unidas, Israel vai mais longe e promete sanções económicas.



  • O ano em revista

    Os acontecimentos, as frases e as figuras que morreram em 2016. Toda a informação reunida numa infografia para rever um ano rico em notícias. Escolha e selecione os separadores Eventos, Frases ou Óbitos e relembre o ano que agora termina.


  • O Mais e o Menos de 2016

    A SIC selecionou o que, de facto, marcou o ano. Pela positiva e pela negativa. Do Nacional ao Internacional. Da Economia à Cultura e ao Desporto. Descubra o que destacámos de 2016. Veja os vídeos.


  • Os conteúdos mais vistos em 2016

    Na internet o ano de 2016 ficou marcado por várias mortes, como a de Nicolau Breyner e de José Boavida, agressões, desaparecimentos, Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa. Desde o desaparecimento do Martim, a um vídeo de violência doméstica, conheça aqui os conteúdos mais vistos no site e Facebook da SIC Notícias.


  • Prémios da Informação SIC em 2016

    Ao longo deste ano, foram vários os trabalhos realizados por profissionais da SIC a merecerem uma distinção. Neste artigo, veja ou reveja as reportagens e programas com a marca SIC que foram premiados em 2016.


  • Visita histórica do primeiro-ministro japonês a Pearl Harbor
    1:43

    O primeiro-ministro japonês está no Hawai para uma visita histórica a Pearl Harbor. Ao lado de Barack Obama, o chefe do Governo vai homenagear as vítimas do ataque à base naval norte-americana que, em 1941, determinou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.


  • Polícia divulga imagens da chegada a Milão do suspeito do ataque de Berlim
    0:19

    A polícia italiana divulgou esta tarde uma imagem do momento em que o suspeito do ataque em Berlim chegou à estação central de Milão. Esta imagem, das câmaras de vídeovigilância da estação de comboios, foi captada três horas antes de Anis Amri ser abatido pela polícia italiana. O tunisino viajou de Berlim até Milão depois de matar 12 pessoas num ataque terrorista num mercado de Natal.


  • Arriscava a fazer manobras de carro sobre um lago congelado?
    0:41

    Na China, um grupo de condutores chineses fez manobras com carros num lago congelado, chamado Chagan, no nordeste do país, onde a temperatura da água ronda os 30 graus negativos. Soa a arriscado, mas os pilotos asseguram que a camada de gelo que cobre o lago tem espessura suficiente para aguentar com o peso dos carros.


  • Cães acompanham dono na ambulância até ao hospital
    0:51

    Em Chimbote, no Peru, o comportamento solidário de dois animais de estimação são um exemplo, numa época em que tanto se fala de solidariedade. Os animais acompanharam o dono na ambulância e seguiram-no até ao hospital.