sexta-feira, 7 de julho de 2017

Como Ser Judeu


http://pt.wikihow.com/Ser-Judeu


O judaísmo é uma antiga religião monoteísta rica em cultura, história, tradição e com costumes únicos. Aqui estão alguns passos sobre como se tornar familiarizado com o judaísmo e, potencialmente, aceitá-lo como sua religião se você for um judeu/judia não-praticante ou gentio (não judeu) que quer se tornar um judeu/judia.

Passos

1
Aprenda sobre o judaísmo. Mesmo sem uma lista oficial, o judaísmo tem cinco denominações principais:
Hassídico - muito rigorosa e conservadora, trazendo a religião para si mesmo em todos os aspectos da vida. Incorpora o misticismo judaico em seus ensinamentos.
Ortodoxo – A maioria dos judeus ortodoxos tende a cair em uma das duas subdenominações; a mais comum é a Ortodoxa Moderna. Em geral, os judeus ortodoxos aderem rigorosamente a todas as leis e os costumes da religião, enquanto os judeus ortodoxos modernos tipicamente tentam equilibrá-las com um estilo de vida contemporâneo.
Conservador – mais brando na observância do que o judaísmo ortodoxo, mas adere aos valores básicos e tradição da religião.
Reformado – Muito tolerante com a observância, embora ciente dos valores básicos e das tradições do judaísmo.
Reconstrucionista – Muito branda na observância; tolerando um estilo de vida predominantemente contemporâneo.

2
Participe de uma sinagoga que corresponda ao seu nível de observância. Em sinagogas ortodoxas, os homens e mulheres se sentam separadamente para evitar comportamentos "inadequados" e distrações, e o culto é principalmente em hebraico. Outras sinagogas podem ter assentos misturados e os cultos podem ser em inglês e hebraico.

3
Aprenda a língua hebraica. Não é tão difícil de compreender quanto parece e aprender apenas algumas palavras específicas ou certas frases ajuda a expandir a sua compreensão e admiração pela oração da religião.

4
Compre livros judaicos, livros de orações e um Tanakh (Bíblia Judaica). Eles podem ser encontrados em lojas judaicas, livrarias judaicas, e online.

5
Se você quiser se tornar um judeu chasídico ou ortodoxo, siga as leis dietéticas do Kashrut. Isto significa que apenas os alimentos que foram preparados de acordo com as leis da Torá poderão ser comidos. Você pode chamar o rabino ortodoxo da sua região e pedir para ele ajudá-lo a ter uma cozinha "kosher".

6
Os alimentos kosher são:
Animais com cascos fendidos e que ruminam - vacas, cordeiro, frango e peru.
Peixes com barbatanas e escamas
Frutas, legumes e pão são chamados de "Parve", que significa que servem tanto para carne como para produtos lácteos.

7
Os alimentos não-kosher são:
Misturar a carne com laticínios
Mariscos
Carne de porco
Carne de cavalo

8
Saiba que os judeus ortodoxos são Somer Shabat, o que significa que eles cuidam do Shabat. O shabat começa ao pôr do sol de toda sexta-feira e termina quando há três estrelas no céu na noite de sábado. Observe o Havdalah, a cerimônia depois do Shabat. O Shabat não permite trabalhar, viajar, trazer dinheiro, discutir negócios, usar a eletricidade, acender uma fogueira e fazer e receber chamadas telefônicas, mas é valorizado por sua relaxante separação espiritual de uma semana de trabalho ocupada.

9
Comemore os feriados judaicos. Quanto mais rigoroso na observância você for, mais feriados você vai ter para celebrar ou comemorar. Algumas das principais festas judaicas são o Rosh Hashaná (Ano Novo judaico), Yom Kippur (Dia do Perdão), Sucot, Simchat Torá, Hanukkah, Tu B'Shevat, Purim, Celebre a Passagem, Lag Baomer, Shavuot , Tisha B'Av, e Rosh Chodesh.

10
Use um kippah (solidéu) e um talit (xale de oração) durante a oração se você for homem. Os homens judeus ortodoxos usam "tzitzit" (uma peça de roupa religiosa com franjas, usado por baixo da camisa) e "tefilin" (filactérios) durante as orações da manhã, exceto no Shabat e feriados. Mulheres praticantes se vestem modestamente e as mulheres casadas usam lenços ou perucas.

11
Conduza a sua vida no caminho deste ensinamento do rabino Hillel, um grande rabino da Mishná. Ele disse que, se a Torá pudesse ser resumida, equilibrando-se em um pé, seria: "Trate os outros como gostaria de ser tratado."



Dicas

Sempre faça perguntas sobre qualquer coisa que você não entender. Os judeus são como uma grande família e devem estar ansiosos para ajudá-lo a se familiarizarem com a religião.
Se você é solteiro, faça parte dos grupos de solteiros judeus.
Traga sua família e amigos à sinagoga para os cultos do Shabat e dos feriados religiosos.
Junte-se a um Centro Comunitário judaico para participar dos eventos judaicos, educação, atividades sociais, bem como para utilizar a piscina, clube ou ginásio.





Avisos

Se você quiser se converter ao judaísmo, é um compromisso de 100%, o que significa que você tem de renunciar a todos os princípios de sua antiga fé – incluindo o Natal e a Páscoa. Os judeus ortodoxos não consideram outros ramos do judaísmo válidos, porque todas as outras denominações divergem da tradição judaica clássica, especificamente a tradição talmúdica e halachá.


Materiais Necessários

Sinagoga
Rabino
Livros de orações judaicas e um Tanakh (Bíblia Judaica)
Produtos judeus para a sua casa
Alimentos Kosher
Mezuzá para as portas dentro de sua casa
Castiçais para o Shabat (para as mulheres)
Tefilin (filactérios), usado durante a oração (para os homens)