Os 16 Pontos para a Autorrealização do Yogue - TÉCNICAS PARA O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MENTAL E ESPIRITUAL

domingo, 12 de janeiro de 2020

Os 16 Pontos para a Autorrealização do Yogue - TÉCNICAS PARA O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MENTAL E ESPIRITUAL




"

Os 16 Pontos


A característica mais significativa da Ananda Marga é a possibilidade de acesso às técnicas intuitivas do Yoga Tantrico, para o desenvolvimento pessoal, e a disponibilidade de uma abordagem objectiva para a transformação social.
Os 16 Pontos para a auto realização do Iogue, constituem recursos que efectivamente formam a base estrutural do aspirante espiritual, visando a realização do seu processo de transmutação energética, conhecido como Sádhana (práticas espirituais).
A partir de um corpo saudável, uma mente mais tranquila, com as tendências instintivas sob razoável controle e dispondo de uma convivência social em harmonia, poderemos optimizar o processo de Sádhana e aceder a todas as dimensões da infinita existência humana.
Dentre as preciosidades legadas por Shrii Shrii Anandamurti, estão os 16 pontos, eles representam a síntese do processo que transporta o ser humana de uma condição limitada, a um estado que transcende os seus condicionamentos, estabelecendo-se na infinita luminosidade, beleza e nobreza da esfera espiritual. Desta forma, cumpre com a sua natureza que é desenvolver, num processo evolutivo natural, todo o seu potencial físico, mental, espiritual e social.
Edição brasileira.
PVP: 10€

Excertos

Ponto 6: Banho
A limpeza do corpo é muito importante na vida espiritual. Para ter um corpo limpo e saudável, é fundamental o banho pelo menos uma vez ao dia. Os melhores horários para o banho são os seguintes: 1) ao nascer do sol (desde os 45min antes até os 45min depois), 2) ao meio-dia e 3) ao pôr-do-sol, pois nesses períodos predomina a força subtil (sattvaguná). Embora outros horários possam ser usados, estes são os melhores.
O banho não é recomendável à meia-noite (período entre os 45min antes e depois). Nesse horário, a Terra não recebe nenhum reflexo dos raios solares, uma fez que o sol está posicionado exactamente do seu lado oposto. Portanto, o banho nesse horário é arriscado para a saúde porque o sol, que é a essência da vida, está totalmente ausente, propriciando o desenvolvimento de fungos e bactérias.
O banho com água fria é o mais indicado, para dar disposição física e mental, evitar resfriados e baixar a taxa metabólica, conforme foi explicado no ponto anterior (5: meio-banho).
A limpeza nasal e a água nos olhos (ver ponto 5: meio-banho) são práticas que podem ser feitas durante o banho, pois esse é o momento mais apropriado para essas práticas.
As mulheres em fase menstrual, os habitantes de regiões frias e as pessoas doentes podem tomar banho com água morna – com a temperatura inferior à do corpo, ou seja, com a água levemente aquecida. A água quente causa desequilíbrio glandular e sensação de fraqueza após o banho.
O banho em pé aumenta o fluxo sanguíneo nos órgãos sexuais, provocando, às vezes, hidrocele, uma doença comum em homens de idade avançada, ou cólica menstrual. Por isso, ao tomar banho, a pessoa deve estar agachada ou sentada. Nessa posição, a circulação do sangue diminui nas pernas e aumenta no resto do corpo, aquecendo-o. Com isso, o banho frio torna-se mais aceitável.
Se a água é derramada directamente sobre o peito no início do banho, pode-se causar um forte impacto ao coração. Muitos médicos aconselham os pacientes cardíacos a evitarem esse procedimento. O método para tomar banho é o seguinte: a pessoa fica agachada, ou sentada, então, derrama água no abdômen e nas costas, na al[…]




Sem comentários:

Publicar um comentário